Opinião

O Projeto Rosie, Graeme Simsion

Quero muito partilhar convosco esta história! Devo confessar que as primeiras páginas quase me deixaram desanimada. Mas insisti e valeu tão a pena!

Eu não conhecia bem a síndrome de Asperger, claro que sabia o que era, mas não tanto quanto o livro me ajudou a perceber.

Quando comecei a ler o livro foi mesmo por a história se passar na Austrália. Ainda não pude conhecer Melbourne mas irei na próxima viagem lá.

Don é um professor universitário de genética extremamente metódico e inteligente, contudo, tem sérios problemas de relacionamento interpessoal. Tendo uma quantidade limitada de amigos (3), decide que está na hora de encontrar a parceira para a vida. Como a cada acontecimento marcante da vida ele atribui um nome, este não seria diferente, estava iniciado o projeto esposa. Como bom investigador que é definiu critérios e criou um inquérito modelo para que os seus amigos pudessem ler e analisar com o objectivo de aprimorá-lo.

Após as primeiras alterações Don decidiu testá-lo. Foi aí que a história começou a tornar-se interessante. A interação de Don com as senhoras que se cruzavam com ele era fria e distante. Ele procurava a mulher perfeita e não queria perder tempo com uma que não correspondesse àquilo que ele esperava de uma mulher.

Eis que surge Rosie na sua vida. Ela vai ao gabinete de Don na universidade à procura de ajuda para um problema, mas Don está tão focado na sua pesquisa que acaba por ver Rosie como mais uma candidata ao projeto esposa, não lhe dando hipótese de se explicar.

Rosie, que procura descobrir quem é o seu verdadeiro pai, tem esperança que Don a ajude com algumas respostas, mas tudo se vai tornar em mais um grande projeto, o projeto pai.

Pouco a pouco Don vai desenvolver uma certa atração por Rosie, mas como ele tem dificuldades em compreender o que sente vai pensar que é só uma amizade.

Acho que não vos conto mais da história… Acreditem em mim, vale cada minuto de leitura! E há um segundo livro que é sobre o novo projeto de Don. Já o estou a ler e em breve conto-vos mais!

Deixe o seu comentário

.